Biografia

A Revista NU surge no ano lectivo de 2001-2002, integrada no programa de objectivos do NUDA, o Núcleo de Estudantes do Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra. O primeiro número, Encruzilhadas, é lançado em Maio de 2002, e a NU torna-se, aí, uma revista periódica de reflexão e debate sobre temas relacionados com a arquitectura, que se propõe, essencialmente, como um pretexto de discussão e como uma ferramenta de aprendizagem para quem faz e para quem lê.

Desde então mais de 35 números da NU foram lançados, assumindo a revista como uma publicação de teoria e crítica, focada em temas de interesse à produção arquitectónica mas também extra-disciplinar. Assim, aos textos de crítica produzidos pelos estudantes acrescentam-se inúmeras colaborações de nomes nacionais e internacionais ao longo dos anos, tais como Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura, Dominique Perrault, MVRDV, Josep Maria Montaner, Beatriz Colomina, Toyo Ito, Paulo Mendes da Rocha, Saskia Sassen, Hans Ibelings, Mansilla e Tuñon, Alberto Campo Baeza, Bjarke Ingels, FOA (Foreign Office Architects), Gonçalo Byrne and Kurt Forster.

Em 2003 é lançado o #12 Onde está Coimbra?, no âmbito da Coimbra Capital Nacional da Cultura, e em 2004, a convite do Instituto das Artes, a Bienal de Veneza conta com a presença da NU , com o número #20 Onde está Portugal?, integrado na representação portuguesa comissariada por Pedro Gadanho. Em 2007, o programa Gau:di, de apoio a publicações sobre arquitectura de vários países europeus, faz uma recolha a ser apresentada em feiras internacionais e inclusa numa antologia, e distingue a NU para representar a crítica portuguesa de arquitectura. Recentemente, foi incluída na colecção Archi-zines que reúne as principais revistas de referência na área da teoria da arquitectura de todo o mundo.

A NU pauta-se assim, actualmente, pelo debate que o seu legado publicado tem vindo a gerar a várias escalas - de escola, cidade, nacional e internacional -, e pelo enriquecimento pedagógico que a sua discussão e produção representa sempre enquanto revista de estudantes.